Pages

terça-feira, 20 de setembro de 2016

QUANDO ENRIQUECERES NÃO TE ESQUEÇAS DE DEUS



Lendo a Bíblia como de costume pela manhã, me deparei com o seguinte texto: “E diz Efraim: Contudo, eu tenho me enriquecido, tenho adquirido para mim grandes bens; em todo o meu trabalho, não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado”; “Mas eu sou o Senhor, teu Deus, desde a terra do Egito; eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da reunião solene”; “E falarei aos profetas e multiplicarei a visão; e, pelo ministério dos profetas, proporei símiles” (Os 12. 8-10).
Logo o Espírito de Deus bradou ao meu coração exatamente isso: Quantos que estão vivendo a síndrome do pronome possessivo: “Eu tenho me enriquecido; tenho adquirido grandes bens; meu trabalho; não acharão em mim”. Quer dizer: o sujeito alvo das profecias de Oseias, (no caso aqui, Efraim, que é o filho mais novo de José e os seus descendentes, aqui representando o reino do norte, a casa de Israel), estavam vivendo esse momento. Antes pequenos, pobres, dependentes de Deus. Agora grandes, ricos, cheios de bens materiais. Se gabavam que tinham adquirido com a força de seu próprio braço todas as suas riquezas. Mesmo que com balanças enganosas como apontou o profeta (12.7).
Isso nos faz também lembrar a igreja de Laodicéia: “... Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta...” (Ap 3. 17). Esqueceram-se do que Tiago falou: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação” (Tg 1.17). João o batizador, disse: “...o homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu” (Jo 3. 27).
Isso serve para os pastores também. Quantos que ao iniciar seu ministério, oram, jejuam, buscam a sabedoria do alto. Humilham-se a cada dia na presença de Deus. Seus ministérios são frutíferos, As igrejas são edificadas. Não apenas falam, mas vivem incendiados nas chamas do Espírito Santo. Mas, com o passar do tempo, se acostumam com o ministério. Pensam que podem fazer a obra de Deus sem o auxilio do céu. Sem o poder do Espírito Santo. Tornam-se profissionais do púlpito. Falam aos outros, mas não vivem o que pregam. Falta amor, perdão, compaixão pelas almas perdidas. E quando alguém vai falar alguma coisa, logo dizem: Eu tenho tantos anos de ministério. Cheguei aqui com muito esforço. E por ai vai. Esquecem-se de que quem chama e capacita é Deus. Se Ele tirar a mão, o homem desce, se acaba e torna-se pior que cinza molhada.
Por outro lado, temos aqueles irmãos, que quando eram pobres materialmente, eram fieis ajudadores da obra de Deus. Ganhavam pouco, mas do pouco que ganhavam, colaboravam com a obra do Senhor. Mas, Deus foi benévolo com eles. Deixou-os adquirirem bens. Agora dão coices na igreja. Falam como se tivesses subido na vida puxando pelos cordões de seus próprios sapatos.
Pensei muito antes de escrever essas palavras. Tenho certeza que o primeiro a ser beneficiado por elas sou eu mesmo. Mas há um chamado forte de atenção de Deus para nós no versículo 9 de Oseias 12: “... eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias das reuniões solenes”. Sabe o que isso quer dizer? Se for preciso, para você voltar a olhar para as benevolências de Deus, para o favor de Deus, e prestar um culto verdadeiro a Deus, Ele vai fazer você perder tudo, e voltar a habitar em tendas novamente.
Estás muito seguro de si! Pensas que as pessoas vivem orbitando ao teu redor, e que tu és a estrela de primeira grandeza? Escute a voz do Todo Poderoso te dizendo: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?” (Is 43.13). Deixe-me te dizer: Ainda é tempo de reconhecer que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens. Quem tem o cetro supremo, e assenta no alto e sublime trono é Ele. Os demais são súditos desse grande reino. “Lembra-te, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu castiçal, se não te arrependeres” (Ap 2. 5).
Interessante que Deus está interessado em ter um relacionamento mais íntimo e profundo com Efraim. Ele diz: “ falarei aos profetas e multiplicarei a visão; e, pelo ministério dos profetas, proporei símiles”. Que Deus é esse! Ah, fico estupefato com isso! Ele bem que podia virar as costas aos ingratos, soberbos, e possessivos efraimitas, mas não o faz. Ele chama a atenção, porém diz: Eu quero voltar a ter um relacionamento firme e duradouro contigo. Eu vou usar os meus profetas. Vou usar homens com visões. Ah meus amados, nosso Deus está falando isso tão forte ao meu coração. Ele está dizendo: Se o meu povo voltar, eu estou pronto a abraça-lo. Estou pronto a perdoar e continuar a abençoando e dando poder, vida, graça e unção. Volte amado! Volte ainda hoje. Volte agora. Reconheça que o Altíssimo domina sobre tudo e sobre todos. Que os bens materiais não sejam empecilhos para o seu relacionamento com O Pai O Filho e O Espírito Santo.
Que o Senhor continue falando ainda mais altaneiro em nossos corações.

Pr Daniel Nunes da Silva - servo

domingo, 18 de setembro de 2016

EXPECTATIVA



EXPECTATIVA

Ė seca, é terra.
Poeira, deserto.
Angustia, tristeza;
Ė fome por perto


Olhar que procura,
Buscando o infinito.
Algurio, desejo.
Está tudo esquisito.


O astro rei treme
O homem teme.
O porvir incerto,
O gado geme.


Os espinhos sufocam,
A terra desnuda.
O sertanejo clama:
Pedindo ajuda.


Caatinga desocupada,
A casa caiu.
Não há plantação.
O homem fugiu.


Lamurias no peito.
Sem paz, inquieto.
Será que sou homem,
Ou sou objeto?


Pra traz o passado.
A reminiscência.
Tempos de orvalho,
Na consciência.


Abatido, debilitado,
Esquálido, lânguido.
Falta-lhe o sangue,
O ar está cândido.


A fé não lhe falta.
O olhar em festa.
Fruição da esperança,
A última que resta.


O estio é longo.
A angustia aperta.
Mugido sem pasto,
É fome que cerca.


SOMENTE DEUS PODE MUDAR ESSA SITUAÇÃO
Daniel Nunes

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

REINA SENHOR EM MIM!



Senhor, mais uma vez venho ante Ti em nome de Jesus. Eu preciso e dependo de Ti inteiramente. Nada sou, nada sei, nada faço, nada tenho, nada recebo, que não provenha de Ti.
Sem Ti, sou como um pardal sem as asas, como uma fonte sem águas, como um trem sem trilhos, como um náufrago sem bússola, como um carro sem direção, como um céu sem estrelas, como um pintor sem tintas, tela nem pinceis. Sem Ti Senhor, a vida não têm cores, os alimentos não têm sabores. Sem ti Senhor falta ar nos pulmões; falta som nas cordas vocais, e falta sentido para viver.
Tu Senhor, na verdade é tudo isso. Não que eu seja panteísta. Mas Senhor: de que vale cores, águas, sabores, ouro e prata semTi? Tudo isso é apenas enfeite para o teu trono. De que vale um trono enfeitado sem um rei? Tu és esse grande Rei. Que reina e domina sobre tudo e sobre todos. Assim como Isaias te viu, assentado no alto e sublime trono, eu quero te ver Senhor, assentado sempre no trono em meu coração. Reinando, dominando, regendo, dirigindo e guiando o meus caminhos.

Reina Senhor em mim!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

CARTA DO MISSIONÁRIO RUBENS MENDONÇA - ARGENTINA

Pr. Daniel Nunes A paz do Senhor Jesus, quero expressar a nossa alegria de enviar este relatório dos trabalhos aqui no campo missionário na província de Mendoza nas cidades de Guaymallen, Las Heras, Maipú e Mendoza. Estamos bem Pela graça de Deus aqui na Missão, trabalhando e ganhando almas para o reino, que e o nosso objetivo aqui nessa nação abençoada por Deus e ensinando a palavra de Deus para com nossos irmãos Argentinos e outros de outras nacionalidades que congregam aqui na missão, estou enviado fotos de vidas que estão se entregando a Jesus nos cultos para que estejam Orando por estas vidas que são carentes de Jesus e para Deus fortalecer cada dia suas vidas espirituais. Irmã Natalia, a irmã que no mês passado pedimos oração por ela, Ela passou por mais uma cirurgia, os médicos falaram com a família dos riscos que poderia ocorrer na cirurgia, na primeira cirurgia foi cortada a veia aorta do coração, e tiveram que interromper e estancar a hemorragia, onde ela passou vários dias em coma, levantamos a Igreja num clamor em oração por ela para Deus fazer um milagre em sua vida, Deus atendeu o clamor ela saio de coma, mas permanecia internada esperando o momento de passar por mas uma cirurgia, a quinze dias ela passou pela cirurgia depois foi a UTI e agora ela esta na enfermaria esperando se recupera para voltar para casa, Deus e Fiel, eu agradeço a todos que estiveram orando pela irmã Natalia, São muitos os milagres as maravilhas que o Senhor Jesus tem feito aqui nos trabalhos. Estamos enviando fotos de vidas aceitando a Jesus como salvador aqui na missão, somos gratos por tudo que o Senhor Jesus tem feito por nós. Pastor sempre damos graças ao Senhor Jesus pela sua vida e a Sec. de Missões pela visão missionária em apoiar a obra do Senhor Jesus aqui na Argentina. Pr. Daniel Muito obrigado que Deus o abençoe a nossa COMEAD CGPB nossa SEMAD CGPB e todos os obreiros do campo e os dirigentes de congregações e todos agentes de missões pelo esforço que tem realizados em prol dos trabalhos missionários e pelas contribuições e orações em nosso favor. Que Deus o Abençoe Grandemente. Miss. Pr. Rubens Mendonça Filho e família!

domingo, 4 de setembro de 2016

O LÍDER E O CUIDADO COM SUA PRÓPRIA SALVAÇÃO

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Tm 4.16).
Não se aparte da tua boca o livro dessa lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás” (Jo 1.8).
Desde a estatização da Igreja no século III, quando o imperador Constantino, (conhecido como o grande cristão de alma pagã) entrou para fazer parte do cristianismo, temos tido homens não salvos em meio a liderança da igreja. Apenas pensando em usufruírem do cargo, da posição e status oferecido.  Disse Paulo aos anciãos em Éfeso: “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho; E que dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após sí” (At 20 29,30).
O pastor Hernandes Dias Lopes, em seu livro: De pastor para pastor, cita Richard Baxter, do século 17, dizendo que o mesmo já alertava para o fato de existirem pastores que precisavam nascer de novo. Paulo tinha uma grande preocupação com sua própria salvação: “Antes subjugo (esmurro) o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (1Co 9.27).
Julgo que hoje não é diferente! Sei que é um julgamento muito subjetivo, pois cada um conhece seu relacionamento com Deus. Porém, Jesus, o nosso Salvador e mestre por excelência, disse: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? “(Mt 7.16), e continuou dizendo: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.20).
Ser salvo não é apenas levantar a mão, passar algum tempo na igreja, ser batizado nas águas. Ser salvo é ter as obras de um salvo. Testemunho de um salvo. Como disse Paulo: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados” (Ef 4.1). E João complementa: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1Jo 2.6). Há muitos que estão apontando o caminho da salvação para os outros, e eles mesmos nunca andaram por esse caminho (1Tm 4.2; 2Tm 3.1-5).
... assim também, operai a vossa salvação com temor e tremor” (Fil 2. 12).  A palavra “operai” vem do grego “katergodzomai”, que significa, produzir, conseguir, atingir. A fé, que no dizer de Judas, foi dada uma vez aos santos (Jd 3), é um principio vivo e ativo, o qual transforma o homem segundo a imagem moral e metafísica (gr. meta = além; physis = natureza física)  de Cristo. Paulo queria dizer o seguinte: “Depois de ter uma fé genuína; também deveis permitir e encorajar o Espírito, para que realize a sua obra; deveis ser verdadeiramente santificados; deveis realmente desenvolver as virtudes morais; deveis ser transformados; deveis viver a vida caracterizada pelo amor. Do contrário, não haverá salvação em vós”. (Champlin).
Nesse sentido, podemos dizer que Deus nos dá a semente, para que produzamos os frutos: “Cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus” (Fil 1.11); “Porque por vós soou a Palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma” (1Ts 1. 8). Significando dizer, que os crentes de Tessalônica, operaram bem; desenvolveram bem a sua salvação.
Falando ainda da semente que Deus plantou em nós, através do seu glorioso Espírito Santo, nos recorremos as palavras do apóstolo Pedro, em sua segunda carta 1. 3-11.
v.3 “Visto como o seu divino poder nos deu tudo  o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua gloria e virtude”;
v. 4 “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.
v. 5 “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligencia, acrescentai à vossa a virtude, e à virtude a ciência”,
v. 6 “E à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade”,
v. 7 “E a piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade.
v. 8 “Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.
v. 9 “Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados”.
v. 10 “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis”.
v. 11 “Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
O que podemos aprender nesse texto de Pedro, é que a semente da fé, contém tudo o que seja necessário para o desenvolvimento de nossa salvação (v.3). Portanto, aqueles que não conseguem desenvolver essas qualidades cristãs, são semelhantes a uma semente, que foi lançada na terra, e morreu sem produzir nenhum fruto.
Estamos acostumados a ensinar aos outros a produzirem frutos para Deus. Frutos que comprovem a salvação. Mas, será que estamos sendo exemplos disso? Escutemos Paulo: “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores; dos quais eu sou o principal”. “Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna” (1Tm 1.15,16).
Outra coisa importante é não pensar apenas em ser exemplo, mas, sobretudo pensar também em nossa salvação, como algo precioso para nós mesmos. Precisamos também ser participantes do evangelho. “E faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele” (1Co 9. 23).
Para o obreiro que não cuidou de sua salvação o Senhor vai dizer assim: “... Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei” (Mt 25. 26).
Mas para o obreiro fiel ele dirá: “... Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entre no gozo do teu Senhor” (Mt 25.21).
Cuidemos, pois, da nossa salvação! “E agora filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda” (1Jo 2.28).

Pr Daniel Nunes