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quinta-feira, 23 de julho de 2015

O OBREIRO E O PERIGO DA CONTEMPORIZAÇÃO COM O MUNDO



“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
“Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho de Cristo, que é a imagem de Deus” (2Co 4.4).
“Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus, louca a sabedoria deste mundo? (1Co 1.20).
“Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquila” (1Co 2.6).
“Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio” (1Co 3.18).

É fácil para um obreiro ser influenciado pelo mundo, e pelo presente século nos dias atuais. Somente o verdadeiro evangelho de Cristo pode nos manter afastados das influencias mundanas (O evangelho fará a diferença entre se você é meramente conservador ou se está vencendo o mundanismo no poder do Espírito para a gloria de Deus). Porque essas influências são mui fortes? São garras poderosas, que podemos ver na música, na mídia, nos bens materiais, na modéstia, na humildade, e até no ministério.
Até que ponto o meu ministério não está sendo influenciado pelo presente século? Sabemos que precisamos nos envolver em trabalhos no mundo, evangelizar o mundo, e até certo ponto desfrutar do mundo, Mas, jamais seremos de nenhuma utilidade para mundo enquanto formos profundamente influenciados por ele. Tenho dito que um obreiro chamado por Deus, que se deixa influenciar pelo presente século, torna-se se um hematoma, uma ferida, um tumor em meio à sociedade, ou seja, algo imprestável no mundo (Lc 14.34,35).


UM PEQUENO VERSÍCULO DIFÍCIL DE SER IGNORADO
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2.15).

Você tem certeza que gosta deste versículo? Ele não mexe demais com você? Parece que não é o versículo que queremos abrir pela manha, quando estamos esperando uma palavra de vitória! Na verdade ele proíbe o mundanismo em termos precisos. Da uma vontade de recortá-lo da Bíblia. Ah, diz alguns cristãos: Esse versículo é para aqueles muito mundanos mesmo! Nada disso amado irmão: ele é para todos os crentes amantes desse presente século. Ele é para todos os obreiros, que estão vivendo uma vida conformada com esse mundo pecaminoso.

DEMAS, O OBREIRO DESERTOR.
“Porque Demas me desamparou, amando o presente século,...” (2Tm 4.10).

1.     Como não sentir tristezas juntamente com Paulo, pela deserção de Demas? Isso foi um choque para o velho apóstolo.
a.     Uma vida desperdiçada;
b.     Um testemunho arruinado;
c.      Um evangelho desacreditado;
d.     Ele não abandonou apenas Paulo e os santos;
e.     Ele abandonou o Salvador de sua alma.

2.     Como foi que aconteceu isso?
a.     Demas era um fiel obreiro de Paulo (Col 4. 14);
b.     Como Demas passou de um fiel seguidor de Cristo, entusiástico, companheiro íntimo de Paulo, disposto a arriscar até a sua vida pelo evangelho, a desertor?
c.      Antes de desertar, Demas se afastou (Uma brasa que se afasta se apaga);
d.     A deserção não foi instantânea, nem era obvia no inicio;
e.     Isso não aconteceu do dia pra noite;
f.       Foi um enfraquecimento gradual (1Co 11.30);
g.     Uma contaminação insidiosa (vagarosamente).
h.     Um processo de conformação com o mundo.

TODOS CONHECEMOS UM DEMAS

A.    Alguém que como uma estrela cadente, brilhou por um tempo por amor a Cristo (Mc 3.19; At 1. 17,18).
B.     De repente, sua comunhão desvaneceu;
C.     Renunciou a Cristo;
D.    Caiu em um grave pecado;
E.     Deixando todos a perguntar: Como isso aconteceu?



PORQUE IGNORAMOS OS SINAIS, OU OS SINTOMAS DO MUNDANISMO.

a.     O obreiro está na igreja, cantando, pregando, falando línguas (1Co 13. 1);
b.     Mas dentro, ele está se afastando (2Tm 3.5);
c.      Já não tem mais o mesmo entusiasmo;
d.     Canta sem nenhuma emoção;
e.     Prega e ouve pregações sem nenhuma convicção;
f.       Prega e ouve, mas não coloca em prática, nem se esforça para colocar em prática a Palavra de Deus;
g.     O amor pelo mundo começa dentro da alma;
h.     É um amor que começa discreto;
i.        Vai brotando para o lado de fora pouco a pouco;
j.       Se não diagnosticado, nem sarado, levará a queda fatal (Hb 12.12-17; Ap 2.5).

O QUE É MUNDANISMO?

a.     É amar este mundo caído, amar os valores e desejos deste mundo, que se opõe a Deus;
b.     É gratificar e exaltar a si mesmo em detrimento de Deus;
c.      É rejeitar as regras de Deus e as substituir por nossas próprias regras (como estão criando ai suas próprias bíblias);
d.     Exaltar nossa opinião acima da verdade de Deus;
e.     Os mundanos buscam uma vida horizontal e não vertical;
f.       Querem olhar sempre para frente e nunca para cima;
g.     Usam Deus apenas para seus propósitos egocêntricos;
h.     O mundanismo é a natureza humana sem Deus.

QUAIS NOSSOS OBJETIVOS?

a.     Nos parece familiar o que foi exposto acima?
b.     Quais têm sido nossos objetivos? Segurança financeira, filhos bem sucedidos, uma posição profissional?
c.      Ou fazemos tudo para a gloria de Deus? (1Co 10.31);

TENTE PENSAR NISSO
a.     O que domina a tua mente e perturba o teu coração? (Fil 1.21; 3.13,14);
b.     É descontentamento com a vida?
c.      Desejos por prazeres mundanos?
d.     A prosperidade exterior o atrai mais que o crescer em devoção?
e.     Ou a sua vida de oração se caracteriza por súplicas sinceras para que a vontade de Deus seja feita e seu reino venha? (Mt 6.10).

HÁ ALGUM FUTURO EM APERGARSE AO MUNDO?

a.     João escreve dizendo: “E o mundo passa, e a sua concupiscência,” (1Jo 2.17).
b.     O versículo e muito claro ao dizer que essas coisas não vão permanecer para sempre.
c.      John Owen descreve como “sentimentos vivos por coisas moribundas”.
d.     Sei que o mundo fascina, encanta, mas também destrói.
e.     A verdade do mundo não passa de engano.
f.       Há coisas horríveis que acompanham o amor pelo presente século, que não estão no contrato com o pecador.
g.     O mundo é farsante, insidioso (parece benigno, mas, é maligno) (1Jo 5.19).

O QUE IMPORTA MESMO PARA O OBREIRO (Jo 4.34).

a.     Resistir ao mundo é de vital importância, mas não é o que realmente importa. Quero dizer que a resistência ao mundo e seus prazeres não é um fim, ou alvo da vida cristã, mas o meio pelo qual amaremos mais ao Senhor Jesus e seu sacrifício realizado na cruz do calvário.
b.     Jesus Cristo é o que realmente importa (Fl 3.8);
c.      Devemos lutar contra o mundanismo, porque ele enfraquece nosso amor por Cristo (Tg 4.4);
d.     O mundanismo é tão sério, porque Cristo é tão glorioso!

O MUNDO OU A CRUZ DE CRISTO
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo” (Gl 6.14).

a.     Para Paulo, a cruz era a realidade singular, decisiva e transformadora da sua vida.
b.     A cruz mostrou para Paulo que seus esforços, por mais que lutasse, eram totalmente inúteis na conquista da aprovação de Deus.
c.      A cruz definiu o presente para Paulo: “Porque para mim o viver é cristo” (Fl 1.21).
d.     Conhecer a Cristo, agradar a Cristo, servir a Cristo, glorificar a Cristo – Cristo passou a ser o verdadeiro sentido da vida do apóstolo Paulo.
e.     A cruz então determinou o seu futuro: Se o viver era Cristo, o morrer era lucro.

Que Deus nos ajude a servi-lo cada dia melhor.

Pr Daniel Nunes da Silva

Mensagem esboçada a partir da leitura do livro Mundanismo – Como resistir à Sedução de um mundo Caído, editado por C.J. Mahaney – editora Tempo de Colheita.



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