No capítulo 13 de Apocalipse vemos uma trindade satânica: O Dragão – o anti-Deus; a besta – o anti-Cristo; o falso profeta – o anti-Espírito Santo.
“E vi subir do mar uma besta” (Gr Therion = animal selvagem). A primeira investida do Dragão será o de trazer do mar (do meio das nações inquietas e angustiadas, Luc 21. 25,26; Ap 17.1,15), os seus aliados para ajuda-lo.
IDENTIFICAÇÃO DESTA BESTA NAS ESCRITURAS
a. A ponta pequena (Dn 7.8)
b. O rei feroz de cara (Dn 8. 23-25)
c. O príncipe que há de vir (Dn 9.26)
d. O rei que fara conforme a sua vontade (Dn 11.36)
e. O homem do pecado, o filho da perdição, o iniquo (2Ts 2.3,8)
f. O anticristo (1Jo 2.18)
AS VISÕES DO PROFETA DANIEL (Dn 7)
a. O Leão (Dn 7.4) - Babilônia;
b. O Urso (Dn 7.5) – Media e Pérsia;
c. O Leopardo (Dn 7. 6) – A Grécia;
d. Uma Fera Espantosa (Dn 7.7) – Civilização do tempo do fim.
A fera que João viu em Apocalipse 13, tem as características unidas das três que Daniel viu, isto é, juntas todas as feras: leopardo, urso e leão.
• “E o dragão deu o seu poder a besta, e o seu trono, e o seu poderio” (Ap 13. 2c). Isso não parece muita coincidência? Em tudo o diabo quer imitar a Deus, para parecer com Deus. Quem foi que deu poder e o trono ao seu Cristo, não foi o Pai? (Mt 28.18; Ap 3.21). Os reinos que satanás ofereceu a Cristo e ele os rejeitou (Mt 4), o anticristo vai aceitar, e através dele, como um imperador mundial, o diabo vai tentar evitar que Deus e seus santos governem sobre toda a terra.
• “E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta” (Ap 13. 3). Vejam que essa ferida levará a besta a morte. Significa que haverá uma falsa ressurreição, assim como Jesus ressuscitou, a besta também ressuscitará na presença de todos, e, isso causará grande espanto a todos e ficarão maravilhados. Isso levará o povo a crer que ele tem poder sobre a morte. Também pode significar a ressurreição de um império mundial, isto é, a ressurreição de seu caráter e espírito.
• “E deu-se lhe poder para continuar por quarenta e dois meses” (Ap 14. 5). O poder de satanás é limitado em grau e duração. O mal pode continuar somente um pouco de tempo; a justiça, para todo o sempre. João viu quando eles foram lançados no lago de fogo (Ap 19.20). O reinado do anticristo durará por pouco tempo, mas o reino de nosso Deus será eterno (Ap 22.1-5).
• A igreja verdadeira dos remidos do Senhor não passará pela grande tribulação. Existem Aqueles que creem que Jesus vai arrebatar a igreja antes da grande tribulação (pre-tribulacionistas), no meio, isto é, após os três anos e meio (midi-tribulacionistas) e no final da grande tribulação (pós-tribulacionistas). Nós cremos que Jesus arrebatará a sua igreja antes que comece a grande tribulação. E temos provas bíblicas para crer assim: Paulo escrevendo aos tessalonicenses na sua segunda carta capítulo 2. 6 disse: “E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado”. Esse “o que o detém”, é sem dúvida o Espírito Santo que está com a igreja. Assim que a igreja subir, logicamente quem a levará para encontrar com o Senhor nos ares é o Espírito Santo, então, o anticristo ficará livre para se manifestar na terra; Outra prova veio da boca do próprio Jesus, quando escreveu para a igreja de Filadélfia disse: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3. 10); Ainda devemos notar que, após o capítulo 5 de Apocalipse, onde começa a grande tribulação, já não aparece mais a igreja, pois ela já se encontra nas bodas do cordeiro dando glorias e honras aquele que verdadeiramente digno de toda gloria (Ap 5.11,12).
Precisamos estar preparados, pois a qualquer momento o noivo virá. Devemos estar prontos para entrarmos nas bodas do cordeiro (Ap 19. 6-9).
Pr Daniel Nunes
Livro de pesquisa: Espada Cortante, volume um de O. S. Boyer