Vamos retroceder um pouco para o Antigo Testamento, no livro do Êxodo, 28.30: “Também, porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor; assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o coração diante do Senhor continuamente” O QUE ERA URIM E TUMIM
• UWRIYM (HEB) – Plural de uwr = luz, chama, fogo. Vem da raiz owr = ser ou fazer-se luminoso; romper do dia; dar ou mostrar a luz; ser iluminado; brilhar; acender o fogo. Uwriym literalmente significa luzes.
• TUMMIYM (HEB) – Plural de tom: plenitude, inocência, integridade, perfeito, retidão. Vem da raiz tamam, completar em um bom ou mau sentido; ser perfeito. Tummiym significa literalmente perfeições ou verdade completa.
• Lugares na Bíblia onde são usados os dois termos juntos (Ex 28.30; Lv 8.8; Dt 33.8; Ed 2.63; Ne 7.65).
• UWRIYM E TUMMIYM = Luzes e perfeições, luz e verdade, manifestação e verdade. FATOS SOBRE URIM E TUMIM NA BÍBLIA
• Não se sabe quem os fez ( DEUS OU MOISES), Apenas Deus disse para Moisés colocar na algibeira do juízo no peitoral do sumo sacerdote (Ex 28, 16,30).
• Moisés colocou-os na algibeira do juízo quando Arão vestiu-se pela primeira vez, por isso eles já estavam prontos (Lv 8.8).
• O sacerdote Eleazar consultava Urim para dar conselhos a Josué (Nm 27.18-23). • Era de uso exclusivo do sacerdote o amado de Deus (Dt 33.8).
• Provavelmente foi usado na divisão das tribos (Nm 34.17; Js 17.4).
• Deus deu respostas a Saul, porém após ele pecar não lhe concedeu mais direção, nem por sonhos nem por Urim (1Sm 14. 42; 1Sm 28.6).
• Sempre que a bíblia fala sobre lançar sortes, pode estar se referindo a Urim e Tumim (Lv 16.8; Js 18. 6-10; 1Sm 14.42; 1Cr 24.31; 25. 8; 26.13,14).
• Em Provérbios 16.33 se lê: “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor toda a disposição”. E em 18.18 diz: “A sorte faz cessar os pleitos e faz separação entre os poderosos”. Isso indica que havia uma total satisfação entre as decisões tomadas por meio de Urim e Tumim.
• O termo usado para se referir a sorte é goral, que significa uma pedra, um seixo.
• Quando se aceitava a decisão de Urim e Tumim, estava assim aceitando a vontade de Deus nos negócios.
• Nosso Urim e Tumim hoje é a Palavra de Deus: Sal 119. 9, 11, 13, 75, 81, 105; 2Tm 3.15,16.
• Um dos títulos de Cristo é A Palavra de Deus: Ap 19. 13
• Quem desobedece a Palavra, desobedece a vontade de Deus: 2Tm 4.1-5.
1.Mandamentos de Deus para nosso corpo
a. Entregá-lo a Deus: Rm 6.13-20;
b. Apresentá-lo em sacrifício: Rm 12.1;
c. Santificá-lo: 1Co 3.17; 1Ts 4.3,4;
d. Considerá-lo morto para o pecado: Rm 6.11;
e. Glorificar a Deus através dele: 1Co 6.20;
f. Mantê-lo sob controle: 1Co 9.27.
2. Apresentar a Deus em Sacrifício
a. Vivo – Ele não aceita mais os sacrifícios de animais mortos. Reclama agora um sacrifício que tenha vida. Deixa de obrigatoriedade, Deus quer um sacrifício voluntario de cada um de nós: Jo 10.10; Mt 22.32; Hb 9.14; Sal 40.6-8; Ex 21. 2,5,6;
b. Santo – A santidade é uma das exigências de Deus para a apresentação do corpo em seu altar: Lv 11.44,45, Lv 1. 3,10; 3.1; 1Pe 1.15;
c. Agradável – Aquilo que agrada; que compraz; que é aceito: Gn 4.4; 1Sm 2.26; Sal 69. 30, 31; Is 42. 1; Mal 1.6-8; Is 53. 10.
3. Que é o culto racional
a. Dotado de raciocínio, que se concebe pela razão: Sal 101. 1,2;139.14;
b. Culto prestado pelo coração, alma e mente de pessoas inteligentes. Não é Deus que cultua a si mesmo, como se ele tomasse minha razão, minha mente. Deus não nos toma por possessão: 1Co 14. 26,32;
c. O povo mais inteligente para cultuar é o povo de Deus, diferente dos adoradores de ídolos: Rm 1.25; Sal 115. 4-8; 1Ts 1.9;
d. Sem mistura, não mesclado, puro, racional: 1Pd 2.2.
4. E não vos conformeis com este mundo
a. (Gr Suschematizo) = conformar-se ao exemplo de outro: 1Pe 1.14;
b. (Gr Aioner) = era, época, não seguir o padrão deste tempo: Gal 1.4; 2Tm 4.10;
c. (Gr Metamorphoo) = transformado por uma mudança sobrenatural: 2Co 3.18, operada por meio da transformação da mente ou do espírito: Col 3.10; Ef 4. 23,24.
5. Experimentar
a. Verificar por meio de experiência, provar, sentir, ter, exercitar-se: Sal 34.8; Mal 3.10c;
b. Há crentes que nunca provaram as coisas de Deus, ou então, provam apenas as coisas mais simples do evangelho, por serem crianças na fé: 1Co 3.2; Hb 5.13,14.
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