Pages

sábado, 31 de julho de 2010

LOBO COM PELE DE OVELHA


Eu não posso aceitar o que tenho visto em programas que dizendo ser evangélicos, estão ensinando o povo a fazer barganha com Deus. Não podemos aceitar, que venha de longe um profeta (terra do Tio San), e diga: se você der R$ 610,00 de aferta, dentro de seis meses os seus problemas financeiros vão se acabar e todos os teus vão aceitar a Jesus como Salvador. Isso é ridículo e herético. Nosso Deus, é sim abençoador, porém, não é dessa forma. Não existe base Bíblica para dizer quanto se deve dar para Deus para Ele abençoar a ninguem. Isso tem cheiro (fedor) de feitiçaria, numerologia. Devemos ter muito cuidado, pois a Biblia diz que nos últimos tempos surgirão falsos profetas (Mt 24.24), e, Jesus disse que eles seriam lobos vestidos de ovelhas (Mt 7.15). Fala mansa, linguas estranhas (bem estranhas), lágrimas, como disse Paulo "Tendo a aparencia de piedade, más negando a eficácia dela" (2Tm 3.5). Nosso Deus é abençoador, más não é de qualquer jeito que ele abençoa, nem tão pouco é pagando nada para Ele que seremos abençoado. Dizer que devemos pagar algo para Deus etomar com fundamento os sacrificios que os antigos faziam, é no mínimo torcer a Palavra de Deus (2Pd 3.16)para se acomodar aos seus ensinamentos heréticos. O apóstolo Paulo falou, qual é o sacrificio que a igreja Neotestamentaria deve oferecer ao Senhor (Rm 12.1). Não é dinheiro, más um coração santo e agradavél ao Senhor. Quanto aos contribuiçoes para a obra de Deus, o texto de Malaquias capítulo 3:11,12 está claro. Para a manutenção da obra de Deus, e, não para manter a vaidade e orgulho de pastores e líderes, que não querem descer mais do patamar que subiu e a qualquer custo, mesmo que seja preciso mentir, enganar, manipular mentes incautas, com falsas profecias. Que Deus nos livre e nos ajude, pois virão dias ainda piores.
Pr Daniel Nunes da Silva - uma voz a serviço da verdade.

CONGRESSO DE JOVENS NA AD EM SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO

Estará acontencendo hoje (31 de julho) e amanhã (01 de agosto) de 2010, uma grande festa de mocidade na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro-PB, sob o Tema: A GERAÇÃO QUE FAZ A DIFERANÇA (Ml 3.18). O pastor Adeilson e a juventude local Convida a todos para essa grande festividade. Participação dos cantores: Silvio Rogerio, Ianca e do pastor Daniel Nunes da cidade de Monteiro. Venha e participe, Deus tem uma grande benção para você!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

COMEAD-CGPB E SEMAD-CGPB UNIDAS EVANGELIZANDO O MUNDO


A Convenção de Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus em Campina Grande e no Estado da Paraíba, conjuntamente com a Secretaria de Missões, vem realizando um trabalho missionário digno de ser mostrado a todo mundo. O presidente, pastor Francisco Pacheco de Brito, pese seus 94 anos de idade, é um homem de visão ampla no que diz respeito a missões transculturais.
A Secretaria de Missões, tendo hoje a frente o pastor Jailton Barbosa, já consta com missionários nos seguintes países: Índia, Argentina, Paraguai, Bolívia, Equador, uma jovem estagiando na Jordânia, e, muito em breve um casal de missionário será enviado para o Peru.
Hoje, vamos ressaltar o trabalho realizado pelo pastor Joel e sua esposa a missionária Elivania na cidade de Hernandárias no Paraguai. O missionário Joel Lacerda está realizando um grande trabalho naquela cidade paraguaia, onde vidas têm sido libertas e outras que estavam desagregadas a qualquer igreja estão se congregando com ele e Deus tem sido glorificado através de sua vida.
Parabenizamos ao pastor Presidente, Francisco Pacheco de Brito, ao Secretario de Missões o pastor Jailton Barbosa ao pastor Dari Ferreira 1º Secretario da COMEAD-CGPB, bem como a todos os pastores das Igrejas filiais no estado, que são verdadeiros parceiros no envio de missionários. “Os campos estão brancos para a ceifa”.

Matéria do Pr Daniel Nunes, 2º secretario da COMEAD-CGPB

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Evangelistas, presbiteros e auxiliares se alegraram com os testemunhos.


Os Evangelistas Eguinaldo Bezerra e Gilberto Moura,(na esquerda) o auxiliar Inacio Batista (centro da foto) e os presbíteros José Odair e Fred Calixto, se alegraram no Senhor pela obra que Deus está realizando Argentina.

Presbíteros prestigiam a vinda do pastor Rubens a Monteiro


O presbítero Paulo Airton, que também é o primeiro Secretário da AD em Monteiro, ocupando o lado direito da foto, e o presbítero Juraci que serve a Deus como primeiro dirigente na congregação da Vila Santa Maria na cidade de Monteiro, prestigiaram a vinda honrosa do pastor Rubens Mendonça a nossa cidade.

Pastor e missionário Rubens Mendonça dá testemunho na AD em Monteiro-PB


O pastor e missionário Rubens Mendonça, deu testemunho da sua chamada para a provincia de Mendoza na Argentina, e, contou da grande obra que Deus já tem feito no meio de los hermanos, neste um ano e dez meses de trabalho. O pastor Rubens que já foi pastor da AD em Monteiro, no final do culto recebeu abraços e saudaçoes calorosas dos irmãos. O pastor Daniel Nunes, agradece muito a Deus pela vida e ministerio do amado pastor, e deseja que seu ministério seja cada dia mais profícuo nas terras Argentina.

Conferencista Jakson de Minas Gerais Visita a Igreja AD em Monteiro


No Domingom dia 25 de Julho, a Igreja Assembleia de Deus na cidade de Monteiro, recebeu a visita do Conferencista Jakson, de BH Minas Gerais. O culto foi uma grande benção e no final, seis vidas foram a frente reconhecendo Jesus como Salvador. O pastor Daniel Nunes agradece ao nobre pregador pela honrosa visita a terras paraibanas.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

EU SEREI O QUE SEREI


Introdução: Deus se revelou a Moisés no meio de uma sarça. Moisés teve desejo de se aproximar para ver de perto àquela visão. Deus se agrada do crente que se aproxima dele cada dia mais. Deus se revelou como o, ¨Eu Sou o que Sou¨ ou ¨Eu Serei o que Serei¨. O tetragrama do nome YHWH. Ele não somente existe mais também causa a existência
Deus freqüentemente revela uma faceta a mais do seu caráter fornecendo frases ou colocações descritivas em conexão com seus vários nomes. Quer dizer, o nome, revela o caráter de Deus. Por isso Ele disse: EU SEREI O QUE SEREI. O nome YHWH ocorre 6.828 em 5.790 versículos no antigo Testamento.

Como Deus se manifesta. (Is 4. 4-6)

1) Para aquele que está desanimado como Abrão Ele Se apresenta como o grande El shaddai (Gn 17.1). Aqui Deus mudou o nome de Abrão para Abraão.
2) Para o angustiado como Hagar Ele Se apresenta como o El Roi (Gn 16.13,14). Hagar recebeu a revelação de El Roi em um momento crítico da sua vida. A segurança de Hagar estava em Abraão, estava nos olhos protetores de Abraão, mas agora Deus queria que ela aprendesse o cuidado dos olhos de El Roi em seu favor. Hagar em seu desânimo e com olhos naturais não conseguia enxergar a provisão do Senhor para a sua aflição, mas El Roi tem prazer em desvendar nossos olhos naturais para nos mostrar seu carinho e provisão. Pode ser que à exemplo de Hagar você esteja chorando e perecendo tendo a sua resposta a alguns metros de distancia. El Roi vê sua aflição, El Roi abre seus olhos e alegra o seu coração.
3) Para o que está em meio à guerra, Ele se apresenta como O Jeová Nissi, e Jeová Sabaoot (Ex 17. 15; Is 6.3;59.19b; Ct 2.4). O Senhor dos exércitos faz cessar as guerras que o inimigo move contra a sua vida (Sl 46.9; Sl 24.10)
4) Para o solitário Ele Se apresenta como o Emanuel (Deus conosco: Is 7: 14) ou Jeová Shamma (Ez 48.35)(O Senhor está ali). Ele está contigo no vale de sombra de morte, ele está na fornalha, ele está no meio de grandes águas (Sl 23. 4; Is 43.2; Dn 3).
5) Para o injustiçado Ele se apresenta como o Jeová Tsidkenu, Senhor Justiça nossa.
6) Para o Impuro Ele se apresenta como o Jeová Mikadisquin. O Senhor que nos santifica.
7) Para o enfermo Ele se apresenta como Jeová Raphá, O Deus que sara (Ex 15.26).
8) Para o necessitado Ele se apresenta como Jeová Gire, O senhor que provê. O maior exemplo de provisão foi quando Deus proveu para Abraão um cordeiro no lugar de Isaque (Gn 22. 8, 13).

Conclusão: Como você precisa que Deus se manifeste em tua vida neste momento. Ele ainda está dizendo para sua igreja hoje: ¨EU SEREI O QUE SEREI¨.


Pr Daniel Nunes

Missionário da Argentina vai estar hoje na AD em Monteiro


O pastor Rubens Mendonça,missionário em Las Heras na Argentina, estará hoje, dia 28 de julho pregando a Palavra de Deus na Assembleia de Deus em Monteiro. Ele é missionário enviado pela nossa Secretaria de Missões de Campina Grande.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Meu amado e querido Papai. (In Memorian)


Esse é meu amado e querido Papai. Pastor Sebastião Nunes.

A poesia a seguir escrevi olhando para sua foto.

A FOTO

Eu vejo, eu toco
Eu sinto e contemplo
Mas sem vida, mudo,
Calado e frio.
Pergunto,
Tudo é vazio

Em momentos
Converso.
É tão bom,
Tão livre
Tão real,
Parece que vive

O coração bate
A boca seca
A garganta aperta
Olho e vejo
Parece que fala
É apenas lampejo!
Ela ajuda
Ameniza a saudade
Das entranhas o grito
Do espírito o desejo
Da alma a angustia
Quando na foto te vejo

Do flash
Da celulose
Nas cores vivas
A bonita presença
O olhar em festa
Uma grande querença

Segundos imortais
O tempo passou
Ficou o retrato
Presença constante
No quadro gravado
É emocionante


A família reúne
E todos querem ver
Queridos que foram
Pro lado de lá
E deixaram o retrato
Do lado de cá

É foto
É fato
Não se pode negar
Esteve aqui
Conosco, comigo
Juntinho de mim

Hoje se foi
Dizendo até logo
Dizendo até breve
E duro o ato
Ficou apenas a foto
Apenas o retrato.

Daniel Nunes

Missionária Maria Soares, uma mulher ao serviço do reino de Deus


Minha Mamãe, mulher comprometida com a verdadeira doutrina pentecostal. Aceitou a Jesus como seu salvador no ano de 1957, desde este tempo, tem servido a Deus de maneira incansavel. É uma heroína a ser seguida. Já comparei minha mamae muitas vezes com a grande juiza de Israel a nossa irmã Debora. Mulher valente, destemida e sem arrodeios quando o assunto é ganhar almas para Jesus. Se estou em pé, dou graças ao meu grande Deus e as orações dessa rainha de nossa casa. Um abraço e um beijo bem grande para minha Genitora.


Pr Daniel Nunes

Igreja de Monteiro, uma igreja nas chamas do avivamento


A Igreja Assembleia de Deus em Monteiro, tem mantido a chama do poder pentecostal de Atos capítulo 2. Em meio as lutas, Jesus continua salvando, curando e batizando com seu glorioso Espírito Santo.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Perto da Meia-Noite


POEMA DE LUCIANO MOTTA


Perto da meia-noite.
Cela sombria, suja, abafada.
Cárcere interior.
Dois homens.
Rasgados.
Inchados.
Latejantes.
Marcas profundas.
Varadas nas costas.
Feridas abertas.
Vergões.
Insetos.
Incômodos.
Espasmos.
Pés encerrados no tronco.
Bocas salgadas, empapadas.
Suor que arde os roxidões.
Estômagos desidratados, apertados, retorcidos.
Quase meia-noite.
Olhares se entrecruzam, se fecham, se elevam.
Sons da alma, canção de amor.
Dois adoradores.
Rasgados de si mesmos.
Inchados de paixão.
Latejantes de motivação.
Suplantam as dores.
Vencem os odores.
Emudecem o lamento.
Superam o momento.
Sobem aos céus e perfumam a Sala do Trono.
Não é mais meia-noite.
Amor extraordinário, Ágape, sobrenatural.
Explosão invisível.
Graça.
Compaixão.
Treme a terra.
Move o cárcere.
Abre as portas.
Despedaça a prisão.
Acalma o desesperado.
Salva o perdido.

PASTOR EQUATORIANO VISITA AD EM MONTEIRO



O pastor Carlos Chico Gonzales e sua esposa a irmã Marlene, visitaram a AD em Monteiro por ocasião do Domingo da Igreja Perseguida. Foi uma Noite de grandes bençãos.

VIDA ETERNA


Quem te disse que tem vida após a morte?
Quem falou qual será a tua sorte?
Quem esquadrinhou o futuro?
Quem chegaria até mercúrio,
Para não se queimar com seu calor?

Quem disse que a vida aqui termina?
E que ela é uma simples jogatina,
Onde estão os profetas do porvir?
Das coisas que não vão delir,
E muito menos perder o seu sabor.

Há uma coisa dentro em mim que clama.
É algo qual fonte que derrama,
Tocando forte nas entranhas d alma,
Trazendo uma duradoura calma.
Acalentando como anjo protetor.

Fazendo dormir o mais angustiado,
Ter paz infinda bem longe do pecado.
Dizendo que posso ter o que anelo,
Fique tranqüilo, pois por ti velo.
E a alma repousa de sua grande dor.

É algo mais que abstrato.
Mesmo sem sentir com o tato,
Há uma voz que no peito encerra.
Que do espírito acalenta a guerra,
Confiando em um futuro promissor.

Ninguém tolherá de mim esse prazer,
Essa certeza que me faz vencer,
Esse grito que retumba no além,
Pois Cristo em muito breve vem,
E estarei pra sempre com o Senhor.

Monteiro, 26 de julho de 2010

A VIDA


Somos qual conto ligeiro
Como veloz passageiro
Que pela vida vai
Como a flor que aparece
E logo se desvanece
E já não existe mais

Somos iguais ao rio
Que por longos anos a fio
Corre pra não mais voltar
As suas águas que desce
Logo desaparece
Misturando com as águas do mar

Somos iguais a neblina
Que molhando a manha menina
Desaparece com o sol
Como a nuvem qual cordeiros
Que se vai com o vento ligeiro
Desfazendo-se no arrebol

Somos qual navio mercante
Que se atraca por um instante
E logo se afasta do cais
Porque pensar na vida tão fútil
Se o que se faz de útil
Logo fica para trás?


Não é bem assim disse alguém
Porque a alma que a gente tem
Dentro do corpo aparente
Será um dia libertada
Da matéria tão cansada
Pra viver eternamente

SOU CRISTÃO AUTÊNTICO, NÃO VENDO O MEU VOTO

SOU CRISTÃO AUTÊNTICO, NÃO VENDO O MEU VOTO
A corrida dos candidatos em busca do voto já começou. Os carros de som, as visitas que antes não existiam, os sorrisos de orelha a orelha, etc, faz parte desse momento cívico na vida dos cidadãos brasileiros. Essa eleição é muito importante, pois vamos eleger, desde os deputados estaduais, até ao presidente da república.
Até ai tudo bem, pois, não há nada melhor que, como cidadão que somos exercermos o nosso direito de decidir quem nos governará. O grande problema é que, muitos, aproveitam exatamente esse momento, para vender a sua consciência, muitas vezes por míseros trocados. Isso é triste! E não somente triste, como também ilegal! É crime mesmo. Se o político deve ser punido por comprar o voto, o eleitor deveria também ser punido por vender o voto. Pois só há compra quando se tem o que comprar.
Entendo que como cristão que sou preciso votar com consciência limpa e tranqüila. Na melhor proposta para o bem comum do povo. Sobre tudo, devemos ter cuidado com candidatos, que para se elegerem, estão dispostos a barganharem a ética, o pudor, o respeito. O projeto ficha limpa está aprovado, está valendo. E a consciência limpa, Estará valendo também? “..., bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova” (Rm 14.22).

Os Pastores: Davi, Daniel, Jailton e Dari no local do grande culto na cidade de Riobamba Equador.




Essa foto foi tirada por ocasião da visita dos pastores brasileiros, ao missionário Edjânio Caetano na cidade de Riobamba-Equador. Foi um dia de muitas bençãos de Deus sobre nossas vidas.

BIOGRAFIA DO PASTOR DANIEL NUNES DA SILVA


Daniel Nunes da Silva, filho de Sebastião Nunes da Silva e Maria Soares da Silva, nascido no dia 01 de fevereiro de 1964, na cidade de Maria Helena – Estado do Paraná.
Aos 18 anos de idade, precisamente no dia 31 de julho de 1982 veio a residir na cidade de Monteiro, no estado da Paraíba, juntamente com a sua família. Sendo os seus progenitores missionários da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Participou ativamente juntamente com o seu pai da fundação da referida Igreja na cidade de Monteiro.
A construção do templo das Assembléias de Deus na cidade de Monteiro foi um ato de fé do pastor Sebastião, sua esposa a missionária Maria Soares e do pastor Daniel Nunes, que na época (1983) mesmo com tenra idade, enfrentou a construção como líder da mesma, tendo apenas alguns irmãos da novel igreja como ajudantes. Muitas foram às dificuldades encontradas na época, pois a seca calamitosa assolava todo nordeste, e Monteiro não ficou fora dessas grandes dificuldades. O pastor Daniel Nunes lutou bravamente ao lado de seu pai para que o templo fosse levantado. Durante o dia trabalhava na construção do templo, às noites e nos fins de semana pregava o Evangelho pelas casas e ruas da cidade, semeando a paz, o amor e a esperança de salvação ao povo monteirense.
O tempo vivido em Monteiro foi de 5 anos e 6 meses. Nesse período Daniel Nunes contraiu matrimônio, no dia 7 de setembro de 1986 com Kátia Cristina Vasconcelos Nunes, filha de Valdomiro Vasconcelos e Francisca Inácia Vasconcelos, família esta, da cidade de Monteiro. Dessa união nasceram três filhos: Kárem, Keiler e Daniel Júnior.
No ano de 1988 transferiu-se de Monteiro para a cidade de Catolé do Rocha, depois para Brejo do Cruz e Cuité, em todas elas exercendo o pastorado, onde construiu templos e outras dependências necessárias para o desenvolvimento do trabalho eclesiástico e social. No ano de 1996 foi enviado como missionário para a Bolívia, país no qual permaneceu por 6 anos, fundando trabalhos da Igreja Assembléia de Deus. No ano de 2002 regressou ao estado da Paraíba para a cidade de Campina Grande, onde ministrou aulas de espanhol, como voluntário em um cursinho pré-vestibular, coordenado pela Assembléia de Deus em Campina Grande, para alunos carentes. Exerceu por 11 meses o pastorado na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, onde desenvolveu um trabalho de ação social com crianças carentes, dando todas as tardes alimentação para mais de 30 crianças, chegando dias de ter mais de 50, trabalho este que ficou reconhecido por toda a sociedade da referida cidade. No dia 18 de junho de 2004 foi empossado como pastor titular da Igreja Assembléia de Deus na cidade de Monteiro, onde atualmente está sendo construído o novo templo sede, com capacidade para mais de 1.200 pessoas.
O pastor Daniel Nunes é formado em Teologia pela EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus), e ordenado ao Santo Ministério da Palavra desde janeiro de 1988. É formado em Pedagogia pela UVA (Universidade Estadual do Vale do Acaraú), com Licenciatura Plena – Habilitação em Magistério das
Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Também tem especialização em Língua Portuguesa e na área de Missiologia pela EMAD (Escola de Missões das Assembléias de Deus).
No dia 11 de novembro do ano de 2004 recebeu o título de Cidadão Monteirense, concedido pela Câmara de Vereadores de Monteiro - Casa Alcindo Bezerra de Menezes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município, e no dia 30 de maio de 2006 recebeu o título de cidadão Paraibano concedido na casa Epitácio Pessoa sob a lei No 8,012.
Atualmente o pastor Daniel Nunes exerce a 2º Secretário da COMEAD-CGPB (Convenção de Ministros das Assembléias de Deus em Campina Grande e no Estado da Paraíba) e Coordenador do Núcleo B-217 do IBADEP (Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Estado do Paraná) com sede em Campina Grande.

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS NA CIDADE DE MONTEIRO


trabalho da Igreja Assembléia de Deus em Monteiro, cidade do cariri paraibano, foi primeiramente assistido por irmãos que vinham de outras cidades, como Campina Grande, Sumé, etc. O próprio pastor Francisco Pacheco de Brito pregou a palavra de Deus por muitas vezes em solo monteirense. O pastor Alício Bezerra Cavalcante também deu uma parcela de cooperação muito profícua na obra de Deus em Monteiro, quando pastoreou na cidade de Sumé. Os irmãos: Julio Amaral, Nino Amaral, Luis de França e Antonio Francisco (o pescador), entre outros foram desbravadores nesta cidade. Porém, o trabalho foi definitivamente implantado com a chegada da família missionária, vindo do estado do Paraná, família esta formada pelo pastor Sebastião Nunes da Silva, sua esposa a missionária Maria Soares da Silva e seus filhos, entre os quais Daniel Nunes da Silva, pastor atual na cidade de Monteiro.
Além do pastor Sebastião Nunes da Silva, já passaram por Monteiro os seguintes pastores: Severino Ferreira de Lucena, Oscar Francisco, Dari Ferreira da Silva, Rubens Mendonça, Oziel Câncio da Silva e o atual, Daniel Nunes da Silva.
A obra hoje consta com 16 congregações pela zona rural, 7 congregações na zuna urbana, o templo sede e mais de mil e trezentos crentes, entre membros e congregados. No dia 01 de setembro de 2005 foi iniciada a construção do novo templo da Assembléia de Deus, medindo 16x44, que com certeza será um marco histórico nesta cidade. Hoje o novo templo está faltando pouco para ser concluído e nos cultos de ceia, já parece pequeno para o grande número de irmãos que se aglomeram para cultuar a Deus. O pastor Daniel Nunes completou seis anos frente a essa obra, e, Deus tem abençoado poderosamente.



Daniel Nunes da Silva
Pastor em Monteiro

A ESTRADA DA VIDA


Da vida tiro lições profundas
De coisas que passam com a gente.
Às vezes sem solução.
Nesta estrada sem retorno,
Passamos por cada contorno
Sem perceber a direção

Depois de ter passado,
Do outro lado vemos a estrada
E pensamos; como passei?
Passamos por ser caminho,
Caminhos ignorados
Caminhos que eu andei.

Pela vida nós passamos,
Por rumos que não sabemos,
E sempre estaremos andando.
Sem saber que rumo teremos.
Mesmo sem saber o rumo
Pela vida estamos passando.

Não poderia dizer
Que caminho andarei amanhã,
Por estar na encruzilhada.
Não desisto de andar,
Na batalha vou lutar
E findar minha jornada.



Monteiro, 04 de dezembro de 05

EM BUSCA DE COMPANHEIROS FIEIS




EM BUSCA DE COMPANHEIROS FIEIS
(...e a Arquipo, nosso companheiro de lutas...)(Fm v. 2)


Será o meu intuito em todo tempo nesse estudo, conscientizar a cada companheiro, que temos imensa necessidade um do outro. Que não podemos começar e acabar uma obra sozinhos, mas, ao longo de nosso ministério, “se é que temos ministério”, estaremos sempre, dando continuidade ao trabalho começado por outro, ou começando para outro dar continuidade a nosso trabalho.
O Pastor que assume um novo campo deve honrar e valorizar o trabalho de seu antecessor, não fazendo nem permitindo comentários desairosos a seu respeito por parte de membros do rebanho (Mat.7.12, Prov.12.14, Hb 13.7, Rom. 13.7). Quando sai de uma cidade para outra deve ser maduro o suficiente para entender que o tempo dele trabalhar naquele campo já passou, e, agora Deus colocou outro homem que também tem visão espiritual para dar seqüência na obra que ele estava, e, lhe entregou outra sob sua responsabilidade.
Com base na vida e ministério de Jesus e João Batista, abordaremos o tema da necessidade que temos de saber tratar o companheiro, nas mais diferentes áreas e circunstancias em nossa trajetória ministerial. Quer sejam os momentos de glorias ou de fracassos; de boa ou má fama; na bonança ou nas tempestades.
I- A NECESSIDADE DO ANJO PRECURSOR. Sempre vamos precisar de um João Batista que vá a nossa frente preparando nosso caminho (Mc 1.1,2). Não esqueça que João também teve fama e seguidores. “Há pessoas que são sabem lidar e conviver com a fama dos outros. Não sabem ouvir boas coisas dos companheiros que ficam logo enciumados”. Devemos saber que o Mestre Jesus muitas vezes nos coloca para trabalharmos como João Batista, isto é, para preparar caminho para outros. Quer dizer, tanto temos o nosso João Batista como somos João Batista. O trabalho tanto de um como do outro deve ser valorizado (Mt 11. 7-14; Jo 1. 19-27, 35,36; 3. 26-30). Você pode ter muita capacidade, mas precisará de alguém, se até Jesus precisou quanto mais nós! Analisemos um pouco o perfil do Batista:
1. Dois desconhecidos - João não conhecia o primo Jesus (Jo 1.31,33);
2. O trato com Deus - O Sinal de Deus para João conhecer quem seria o Cordeiro era a descida da pomba: “Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre Ele” (Jo 1.32). a) No principio O Espírito pairava sobre a face do abismo. O verbo pairar indica uma ação de permanecer no ar adejando suas asas como um pássaro o faz para produzir calor no seu ninho. Como faz a Beija-Flor para sugar o néctar das flores. Foi a primeira vez que a Espírito Santo desceu sobre a terra (Gn 1.2). b) Em Gênesis 8. 8 Noé solta uma pomba, porém, ela não achou repouso. c) A pomba mede 30 centímetros. Ela não tem fel. Jesus tinha 30 anos quando a pomba desceu sobre ele e permaneceu Nele (Lc 4.18a).
3. Seu papel - preparador de caminhos (Mc 1.2). a) João tinha o machado na mão (Mt 3.10); b) Jesus tem a pá (Mt 3.12). Cada um faz sua parte. Não adiante querer trabalhar com ferramentas dos outros nem querer fazer o que é para o outro fazer (Rm 12.3-8).
4. O lugar que pregava - O deserto (Mc 1. 4). O que importa não é o local onde você prega, mas sim, a mensagem que prega. Deserto é um lugar estratégico onde as pessoas crêem em você. Se tiveres pão para o povo eles te seguirão (Mt 3.5; Lc 3. 2-5). a) João saiu das sinagogas para o deserto e o povo foi atrás dele, porque a Palavra de Deus estava com ele e não com os sacerdotes da época (Lc 3,2). O povo quer a Palavra de Deus. b) Nem sempre o deserto e coisa ruim. Deserto pode ser o lugar da melhor provisão de Deus para teu ministério. Não murmures porque Deus te colocou na cidade pequena, longe dos grandes centros, pregue a Palavra e o povo vai correr para ti (1Pd 4.11). Quando João saiu do lugar que Deus o tinha colocado, isto é, saiu do deserto e foi profetizar na cidade perdeu a cabeça. Fica lá onde Deus te colocou.
5. O que pregava – O batismo de arrependimento. Ele pregava e batizava porque o Pai o mandou fazer assim (Jo 1. 33). Porque o Pai o mandou batizar? Lembremos que João podia ter entrado para o sacerdócio, pois era filho do sacerdote Zacarias (Lc 1.13). Porém, ele não entrou, mas saiu. João saiu de dentro do santuário onde estava a arca para a bacia de lavar os pecados (Rio Jordão). O povo de Israel havia sido batizado em Moises, na nuvem e no mar (1Co 10. 1,2). Para Paulo eles ainda não haviam entrado na terra, espiritualmente falando, eles precisavam passar pelo Jordão, e, através de João foram batizados e entregues para Jesus (Lc 3.4,5). Muitos obreiros fracassam no ministério porque os vales não foram cheios e nem os outeiros aplanados.
6. Como se vestia - De pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor dos lombos (Mc 1. 6a). a) O pêlo de camelos, quase cor de terra, era um repudio a falsa brancura dos vestidos sacerdotais. O próprio Anás e Caifás eram comerciantes de ovelhas, pois compravam em baixos custos e vendiam ganhando muito dinheiro dos pobres penitentes em Israel. b) A primeira porta a ser restaurada foi a das ovelhas (Ne 3.1). Sem sacrifício perfeito não existe adoração ao Senhor. c) E com um cinto de couro em redor de seus lombos (Mc 1.6b), fala do poder na palavra profética. Esse cinto não era comum. Ele dava uma volta na cintura e também subia por trás das costas e descia pelo peito, dando assim proteção tanto no tórax como na coluna de João Batista. Fala da firmeza que o obreiro precisa ter (Ef 6.14; 1Tm 4.12).
7. O que comia - Gafanhotos e mel silvestre (Mc 1.6c). a) Gafanhoto, isto é, comia o devorador! Também nos fala de uma vida simples, sem luxo. O obreiro deve ser simples (Mt 10. 16c). b) Mel silvestre. Tratava-se de mel silvestre mesmo. Não era nada arrumado por ninguém, era provisão de Deus para seu servo no deserto. Deus continua provendo para seus fieis obreiros, mesmo que estes estejam no deserto (Sal 78.19). O meu silvestre pode dar até na cabeça do leão. Para comer mel na cabeça do leão tem que matar o leão. Obreiro tímido, covarde não mata leão.
8. Foi respeitado por Jesus - “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o Evangelho do reino de Deus” (Mc 1. 14). Quantos obreiros que não tem respeito com seus companheiros. Quando são indicados para um novo campo, o pastor ainda está lá no local, não o convidou para ir à cidade, porém, sem nenhum respeito ao companheiro ele entra na cidade e começa a visitar casas dos irmãos.

II. CONVIVENDO COM O SUCESSO E ÊXITO DE MEU COMPANHEIRO (Mc 6. 45-51).
Quando você escuta alguém elogiando um companheiro seu do ministério, como se sente? Você pregador, como se sente quando outro pregador é elogiado? Não esqueças que cada estrela tem seu brilho. Há as que brilham mais, porém, todas brilham.
1. “E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante,...”. Veja que Jesus não teve nenhum constrangimento em que seus discípulos passassem adiante. Tem muitos obreiros que não querem que ninguém passe adiante dele na pregação, na oração, no louvor, no carinho do povo, etc. Ele sempre tem que ser o melhor, o centro das atenções, a estrela de primeira grandeza. a) Jesus ressuscitou a Lázaro, todos ficaram assombrados com Ele e creram Nele (Jo 11. 45), porém, no capitulo 12 e versículo 9 João escreve assim: “E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos”. b) Não te preocupes com a fama do outro, pois, se a igreja hoje naquela cidade por onde você já passou quando ainda era pequena e hoje está grande, também é fruto do seu trabalho.
2. “E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e ele sozinho em terra”. Jesus treina seus discípulos. O pastor tem que aprender a treinar os seus obreiros para que cresçam. Se precisar de tua ajuda você vai e os socorre, assim com Jesus fez com seus discípulos (Mc 6. 48). Marcos registra que Jesus chegou com a intenção de passar adiante deles. Se os obreiros crescem o pastor tem que continuar crescendo também. Há obreiros que não crescem nem deixa os outros crescerem também.
3. “E subiu para o barco para estar com eles,...” (Mc 6. 51a). Aqui Pedro está afundando. Porém, Marcos não conta o fracasso de Pedro, Mateus conta (Mt 14. 31,32). Naquele momento Pedro pensou somente nele. O barco estava quase se afundando, e Pedro disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo” (Mt 14. 28). Marcos, não conta do egoísmo, da pouca fé e da dúvida de Pedro, ele somente contou o milagre, as bênçãos. Existe aquele que se Deus está abençoando o campo do companheiro ele não sabe contar, mas se é problema, é luta, ele é o primeiro a se deleitar contando para todo mundo, cuidado, logo alguém vai também contar os teus fracassos.
Paulo sabia que Arquipo passava por momentos difíceis em seu ministério, pois na carta aos Colossos ele disse: “E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste do Senhor: Para que cumpras” (Col 4. 17). No entanto Paulo o trata em pé de igualdade, pois na carta a Filemom versículo 2 o chama de ”Meu companheiro de lutas”.
Necessitamos companheiros fieis que estejam ao nosso lado, com o mesmo coração, fé e sentimento para juntos chegarmos ao final de nossa carreira com êxito em nosso trabalho (Fil 2.1-5).

Que a Graça e paz sejam com todos


Pr. Daniel Nunes

A AUTORIDADE DA LIDERANÇA ESPIRITUAL


Textos: 1Rs 13.1-6; Mt 16: 19;

A minha intenção ao escrever este esboço, não é amedrontar ninguém quanto a tocar ou não na vida dos homens escolhidos por Deus para o exercício da liderança espiritual. O meu propósito é admoestar, ensinar e redargüir aos fiéis servos de Deus, para que vivam uma vida de vitória e que suas orações sejam ouvidas e não impedidas, por falta de conhecimento dos mistérios e poder de Deus na vida de quem ele escolhe para liderar um povo espiritualmente.

1. Deus de fato escolhe dentre os homens, um que lhe agrada para exercer ministério(s) em sua casa (Dt 31. 7,8; Jr 1.4,5; Am 7.14,15; At 13.22; Mc 3.13; Hb 5.5);
2. Capacita esse escolhido para o exercício do ministério (Ex 3.10-12; 4. 1-9,10-12; Jr 1.7; At 1.1; 4.13)
3. Requer do escolhido aperfeiçoamento constante (Gn 17.1; Ml 3.3; Fil 3.13,14);
4. Revela ao escolhido os seus projetos e propósitos (Gn 18.17-22; Ex 19.3,16-25; Dt 33. 8a, 10a; Am 3.7; 1Co 4.1);
5. Protege o escolhido dos ataques que sobrevém (Dt 33.11b; Jr 1.8; At 18.9,10);
6. Entrega autoridade espiritual a seu escolhido (Ex 4.12; Nm 6.22-27; Dt 17.12; 21.5; Jz 6.16; Jr 1.10; Mt 10.1; 1Co 12.29; Ef 4.11,12; 1Tm 1.20; Tt 2.15);
7. Fere aos que maltratam o seu escolhido (Nm 12.1-10 –falando mal da esposa do escolhido- Nm 16.1-10, 28-34; 2Rs 2.23,24; Am 7.14-17);
8. Abençoa aos que honram o seu escolhido (Gn 39.5; Mt 10.41).